Faz o teu, bença

O brega trouxe outras perspectivas de negócios fora do âmbito da música em si . Temos como exemplos os blogs e redes sociais dedicados ao movimento. O “blog dos bregueiros” é um dos mais antigos nesse meio. Seu criador, Diego Leonardersom conhecido como Don Diego, 28 anos, sempre esteve no meio digital e, por perceber que não havia na época nada nesse ramo, resolveu produzir um blog sobre o brega, criado no ano de 2010.

“Eu visitava muito site para baixar CD e, nesse tempo, não tinha um site de brega, então eu resolvi criar um blog. O nome surgiu de uma música da cantora de Aviões do Forró em que ela mandou “um alô para os “brogueiros” dela e foi daí que veio o nome “blog dos bregueiros”, relembra Diego.

O blog cresceu e atualmente possui páginas nas redes sociais, nas quais trabalha com a divulgação de músicas e artistas do movimento e produções de shows. Na questão das divulgações, é cobrado um valor e, nos shows, existe uma troca de favores, o artista se apresenta e Don Diego publica sobre os mesmos em suas  páginas.

“Eu já comprei carro e moto através desse trabalho. Hoje sou independente por conta do brega, faço os eventos, divulgações e consigo viver tranquilo”, ressalta o blogueiro.

Outro exemplo desse tipo de negócio é a primeira marca de roupa dedicada ao brega. A marca “Estilo Bregoso” surgiu em 2015 através de Tarcísio Gomes, de 25 Anos. Suas peças trazem estampas com frases do movimento brega feitas com a técnica de serigrafia. 

“O projeto nasceu a partir de dois sentimentos: amor e desejo. O amor pelo estilo musical Brega, som que domina as comunidades do Recife e o desejo de aprender e conhecer a técnica da Serigrafia. Iniciamos com quatro estampas: ´Que brabinha boy´, ´o meu corpo tá mexendo sozinho´, ´dale tua ideia pelo áudio´ e ´chega pra cocheira besta maga´, músicas que estavam em alta no início do projeto”.

 

Blog dos Bregueiros - Don Diego

Seguidores das redes sociais do Blog Dos Bregueiros

A marca possui um Instagram em que divulga e vende as camisas. O relacionamento com seguidores é muito importante, pois as ideias além de virem dos bordões e músicas do brega também aparecem através desses clientes. Assim ocorre o processo produtivo do empreendimento, nos moldes colaborativos, segundo relata Tarcísio.

 “As ideias das estampas surgem com base nas músicas de brega, bordões dos artistas, memes e gírias pernambucanas. Também abrimos espaço para os clientes e seguidores do Instagram opinarem com dicas em enquetes abertas, esse brainstorming é essencial para a definição final das estampas”.

O Estilo Bregoso já conta com seis pessoas trabalhando na produção, divulgação e entrega das camisas. Os maiores picos de vendas acontecem nos eventos sazonais, quando a demanda aumenta seis vezes. O público consumidor está concentrado na  classe média.

Neste meio das redes sociais,  as parcerias são primordiais para o aumento das vendas. Então, a empresa entra em contato com cantores, produtores, djs e digitais influencers do movimento para fazer essa troca de divulgações.

Nós, enquanto empresa, acompanhamos diretamente o movimento brega, afinal é a partir dele que desenvolvemos as ideias. Utilizamos principalmente as mídias sociais para entrar em contato, ver e ouvir as novidades, conversar com músicos ou mcs e produtores, fechar parcerias”.

A Estilo Bregoso possui mais de 20 mil seguidores no Instagram e já planeja a criação de site, loja física e abertura de filiais para expansão da marca. “Costumo dizer que não chegamos nem a 20% de tudo que eu desejo para a empresa”.  Segundo Tarcísio, ainda há muito o que crescer e o seu desejo é só o progresso, apesar das dificuldades enfrentadas. “É que empreender sem ter capital financeiro é muito complicado, precisa ter muito controle financeiro para seguir caminhando passo a passo”.

“O brega é por si só um nicho de criatividade. Ele não é um gênero musical fechado, ele se abre em um leque de possibilidades. Indo do brega antigo com Reginaldo Rossi, brega romântico com Priscila Senna e Michele Melo, o brega funk com Troinha, e muito mais. O brega é um instrumento cultural que se desenvolve e ganha cada vez mais espaço o cenário nacional, pela sua criatividade e adaptação. Mesmo ainda sendo descriminalizado por parte da sociedade”.

Tarcísio Gomes

Estilo Bregoso

Glossário

A expressão ” Faz o teu, bença” tem o significado de que cada um faz o seu sem que haja outra pessoa no meio.