É o Hit

Spotify, Dezzer, Sua música e Palco mp3. Essas são as principais plataformas de reprodução de músicas do País e a maneira mais comum de se consumir música no computador, no tablet ou no smartphone.

Uma das plataformas de divulgação e reprodução de músicas do movimento brega é a plataforma Sua Música, criada no ano de 2011 e que em 2013 obteve uma grande ascensão. Atualmente, com sedes no Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, a plataforma de streaming é o aplicativo de música líder do Nordeste e está na lista dos 60 mais baixados.

O redator de conteúdo da plataforma, Hugo Gualberto, explica como as artistas se inserem na mesma: “Damos o servidor/espaço e o artista mesmo coloca o CD dele, a gente dá um espaço maior para quem paga um valor determinado para ter destaque na plataforma, mas pra colocar o CD e para divulgar lá é tudo totalmente de graça”.

A plataforma tinha como seu foco inicial o forró, porém desde o seu início foi inserido o brega e atualmente são cerca de 500 artistas disponíveis, mais de 35 mil Cds de brega e, em 2018, foram 19.209.327 downloads de músicas do gênero. Essa inserção do brega se deu pelo sucesso: “Agora estamos querendo focar mais no brega. Sendo bem frio é porque o brega estourou numa proporção muita grande. No ano passado foram 111 milhões de plays na plataforma só de brega”.

O ano de 2018 registrou a maior média de acesso e downloads do brega na Sua Música. Com a crescente e o sucesso do movimento nesses últimos anos, a Sua Música decidiu investir bastante, pretendendo alavancar o canal no YouTube com divulgações e produções de clipes juntamente com um dos maiores canais de clipes de brega, o Thiago Gravações, com cerca de 2,2 milhões de inscritos e mais de  600 milhões de visualizações. O canal é o pioneiro nesse meio.

 

Artistas de brega na plataforma "Sua Música" em 2018.

“Acho o brega um estilo fascinante, pois ele fala diretamente com o coração das pessoas. E por mais que exista um mercado, uma indústria por trás da música brega, o sentimento quando uma pessoa “absorve” uma música brega é de extrema importância para o sucesso de determinado artista e/ou música. Se uma música não se comunica e não causa um sentimento em seu público, ela não é uma boa música”.

Lafaiete Júnior

Gerente de conteúdo, Palco MP3

Uma outra plataforma bastante influente no meio é o Palco MP3, com o mesmo objetivo de divulgar e fornecer espaço para bandas e artistas. Está oferece para os que artistas criem uma página na plataforma para adicionarem: Músicas, fotos, vídeos e suas agendas de shows.

Nela, pode-se perceber alguns indícios da ascensão do brega. Quando utilizamos a ferramenta de pesquisa no site e colocamos a palavra Pernambuco, o primeiro tópico que surge, ou seja, o melhor resultado, é Brega Pernambucano. Além disso, quando aplicada a ferramenta “artista por região”, os primeiros que aparecem no estado de Pernambuco são cantores de brega. O site também oferece uma grande quantidade de músicas de brega e brega funk a ele vinculadas, são cerca de 74.573 mil.

Os números confirmam a ascensão do brega nessa plataforma. Basta comparar o ano de 2015, em que o jornalista Thiago Soares fez a mesma pesquisa, no mesmo site, com o que os dados indicam atualmente. Os cantores de brega não apareciam na página principal do estado, dessa forma em 3 anos o ritmo conseguiu alcançar até as plataformas digitais que antes não chegavam, pois a maneira que se usa para colocar os cantores ou músicas em evidência na plataforma são as visualizações, ou melhor, o número de visualizações que elas alcançam.

O segmento brega conseguiu um notável espaço nas plataformas digitais. O principal meio de divulgação dos cantores e bandas é o YouTube, no qual podem postar clipes e músicas. O maior nome desse segmento de divulgação por essa plataforma é Thiago Gravações, criado no ano de 2012. No ano de 2016 ele possuía 250 vídeos, 208,4 mil inscritos e mais de 120 milhões de visualizações, ou seja, houve também um avanço significativo de dois anos para cá.  Analisando o Social Blade do canal, ela ganha mensalmente entre 2,9 mil e 45,8 mil dólares e anualmente entre 34,4 mil a 549,6 mil dólares.

MÚSICAS DE BREGA NA PLATAFORMA "PALCO MP3".

O quadro abaixo apresenta a quantidade de inscritos, dinheiro arrecadado e o número de visualizações que obteve entre os dias 2 e 15 de abril através da Social Blade.

A internet e as plataformas digitais garantem uma propagação maior das músicas e videoclipes. Conquistar milhões de acessos no YouTube não é mais um problema no meio, com as diversas plataformas de expansão desse conteúdo está tudo mais acessível.

Glossário

A expressão “É o hit” significa algo que está bombando.