Os Vilões
Os riscos dos alimentos
industrializados
Mas por que esses alimentos são tão perigosos? Segundo a nutricionista Janaina Oliveira, assim como alimentos chamados embutidos (salsicha, salame etc) e processados, eles são feitos como muito sal, gordura e açúcar. Também são vendidos facilmente em todos os lugares, são fáceis de abrir e comer a qualquer hora e geralmente custam pouco e, por isso, provocaram uma mudança radical nos comportamentos alimentares dentro de casa. Como também são muito gostosos, todo mundo, principalmente as crianças, passaram a preferir este tipo de comida, se afastando das frutas e de outros alimentos naturais e saudáveis. Além disso, esses vilões possuem muitos conservantes, corantes e outros produtos químicos que têm como funções realçar a cor, sabor, aroma e textura das comidas ou estender o prazo de validade.
REFRIGERANTES
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Mas, afinal, quem mais compõe essa liga dos vilões e que não podem ser comidos em grandes quantidades? Alimentos processados, como hambúrguer e iogurte; os alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerantes; os chamados alimentos embutidos, como salsicha e as frituras, como batata frita, pastel, entre outras comidas.
Vamos testar o conhecimento!!
O perigo do vilão sedentarismo
De acordo com o professor de Educação Física, Lucas Thiago, a falta de atividade física ajuda na diminuição do gasto calórico, que é quantidade de calorias que as crianças precisam gastar durante o dia, influenciando assim, no peso e na saúde.
No tempo dos seus avós, as crianças geralmente brincavam nas ruas, correndo e pulando. Hoje, aposto que você e seus amigos passam muito mais tempo sentados no sofá, de olho nos televisores, tablets ou videogames. O tempo médio por dia que crianças e adolescentes passam em frente à televisão tem aumentado constantemente. Em 10 anos (entre 2004 e 2014), foi registrado um aumento de 52 minutos por dia, segundo aponta o Painel Nacional de Televisão, do Ibope Media.