Projeto Experimental em Jornalismo Digital – UNICAP

Início » 2013.2 » Maguentown

Maguentown

Acesse o site.

Kol ha Kavod e Le Chaim! 

Como o povo judeu carrega uma grande tragédia em sua história, pretendemos com o MaguenTown celebrar a vida. Não queremos martirizar o leitor com relatos de um passado que tirou a continuidade de seis milhões de crianças, mulheres e homens que poderiam ter um futuro inteiro pela frente. Viemos exaltar a vida dos judeus pernambucanos, que conseguiram sobreviver e transpor oceanos, fronteiras e barreiras para montar uma comunidade que agrega uma rica cultura ao estado e também tem Pernambuco misturado à sua cultura tradicional.

O MaguenTown traz em seu nome uma paródia do eterno pernambucano Chico Science, que mostrava em suas letras que a valorização da cultura de fora pode formar uma bela harmonia com a cultura local. Science provou além disso que os excluídos também podem ter uma bela voz e transpor barreiras e preconceitos que não tem motivos para existir. “É nossa responsabilidade resgatar os ritmos da região e incrementá-los junto com a visão mundial que se tem”, conta o músico em entrevista ao Jornal do Commércio, no início da sua carreira.

No lugar do mangue usamos o Maguen. A palavra que em hebraico significa escudo, defesa, escamas. Ela é usada pelos judeus para identificar o seu símbolo mais conhecido, a estrela de David, ou do hebraico Maguen David. Maguen também refere-se de cobertura e proteção ao corpo durante um combate. Então, depois de várias tentativas surgiu o MaguenTown, site que fala dos judeus pernambucanos em sua essência. O escudo, a defesa, as escamas dos judeus pernambucanos.

E é com essa responsabilidade que o MaguenTown mostra aos pernambucanos, e ao mundo, a cultura judaica, que com o passar das décadas se misturou e assegurou o seu quê de pernambucanidade. O site se propõe a mostrar como estes bravos guerreiros judeus chegaram às terras de altos coqueiros e construíram um futuro de crenças e esperanças, se moldando e criando uma Comunidade Judaica com uma identidade única.

Reportagens:
Ana Eduarda Azoubel | Rudá Braga

Orientação:
Breno Carvalho | Fabíola Mendonça

Revisão de texto:
Fabíola Mendonça

Edição e diagramação:
Breno Carvalho | Flávio Santos

Webdesigner:
Flávio Santos

Acesse o site.