Projeto Experimental em Jornalismo Digital – UNICAP

Início » 2013.2 » Filhos do Coração

Filhos do Coração

Acesse o site.

No pré-projeto, idealizamos um site que reunisse histórias de famílias que adotaram crianças e/ou adolescentes que não se enquadravam no perfil exigido pela maioria dos pretendentes à adoção. Em outras palavras, o nosso intuito era trazer depoimentos de pessoas que superaram o preconceito, dando espaço ao amor incondicional de pai e filho.

Durante nossas primeiras entrevistas, colhemos depoimentos que enriqueceriam ainda mais o nosso trabalho. Resolvemos então ampliar a abordagem do site, aumentando a nossa diversidade de conteúdo e abrindo espaço para um público ainda maior.

Escutamos pais, mães, filhos e profissionais envolvidos com o tema. Pessoas dispostas a nos ajudar e tantas outras querendo apenas desabafar. Foi um trabalho minucioso e desgastante, mas bastante gratificante para ambas as partes.

Encontramos muitas dificuldades durante o processo de elaboração dos perfis. Muitas desistências por parte de algumas fontes geraram atrasos no nosso cronograma e queda de muitas pautas. Mas com o apoio de amigos que se interessaram pelo trabalho e tema, encontramos novas fontes e novas histórias.

Para alguns, a adoção é representada em números, gráficos e pesquisas. Resumem a grandeza do ato em meros processos burocráticos e cheios de formalidades. Mas de acordo com o dicionário, adotar é tomar, escolher, preferir, seguir. Durante este projeto apresentamos histórias de pessoas que tomaram uma decisão que mudou o rumo de suas vidas. Pessoas que escolheram amar, que decidiram mudar a situação de crianças, de jovens, de adolescentes e de adultos. Pessoas que geraram amor por amor.

Ouvimos famílias marcadas pela adoção. Casos como o de Flordelis, a mulher que encantou o Brasil com seu amor por vidas. Pelo seu prazer de ser mãe, pelo seu dom de cuidar dos outros. Conhecemos os desafios dessa guerreira e vimos o seu choro no momento em que ela compartilhou sua tristeza e dor por perder um filho.

Apresentamos a realidade da adoção no Brasil e as burocracias que fazem com que muitos pretendentes percam o desejo de adotar. Relatamos também as principais dificuldades e alegrias da adoção tardia. A possibilidade de um novo começo para crianças e jovens que foram abandonados ou que estariam, provavelmente, em um abrigo. Detectamos a alegria de quem foi adotado e o amor de quem adotou.

Filhos do Coração foi a forma que encontramos para definir a adoção. O ventre deu lugar ao coração, as contrações deram lugar ao amor e a esperança ao dom de amar.

Vídeos e Reportagens:
Asaph Sabóia | Marhyana Lemos

Fotos:
Acervo das famílias

Revisão de texto:
Fabíola Mendonça

Orientação:
Breno Carvalho | Fabíola Mendonça

Design e Diagramação:
Breno Carvalho | Flávio Santos

Webdesigner
Flávio Santos

Acesse o site.