
Jiyoung Lee é professora da Universidade Sejong, localizada da Coreia do Sul, é pesquisadora de filosofia do cinema e filosofia deleuziana, como também é autora do livro BTS, Art Revolution, no qual ela analisa as mudanças causadas pelo BTS e pelo seus fãs, não só na indústria musical, mas também socioculturalmente na arte. Lee é ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. e integra o comitê de organização da BTS: The Global Interdisciplinary Conference, evento organizado anualmente que reúne acadêmicos e pesquisadores de vários países para discutir o fenômeno BTS.
Nesta entrevista, realizada em março de 2022, por e-mail, em inglês e traduzida por mim para o português, conversamos sobre sua trajetória como ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. e sobre a terceira edição da BTS: Conferência Global Internacional.
1- Conte-me um pouco sobre sua história como ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. e quando você decidiu que queria levar BTS e o fandom para sua vida profissional?
Fiquei curiosa quando vi a notícia de que BTS ganhou o prêmio Top Social Artist Award no Billboard Music Awards 2017. Até então, eu nunca havia imaginado que artistas coreanos receberiam prêmios em premiações de música americana, como Billboard e Grammy. Comecei a pesquisar sobre eles no YouTube, e aos poucos me apaixonei por suas músicas e vídeos musicais. Em particular, eu me apaixonei por suas mensagens enquanto ouvia Fire e Not Today, e fiquei fascinada por seu mundo da arte quando descobri Wings Short Films e BU. Especialmente, quando me apaixonei pelo BU de seus vídeos musicais e pelas atividades dos ARMYsNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. apresentando suas interpretações, fiquei convencida de que suas atividades artísticas eram uma nova forma de arte baseada na tecnologia de redes móveis globais. O assunto relacionado a esta nova forma de arte também tem sido objeto de pesquisas a que tenho me dedicado. Assim, escrevi um livro sobre BTS sem ter que decidir o que fazer. O processo de escrever o livro foi tão agradável e alegre que foi incomparável a qualquer trabalho anterior. Depois que foi publicado, muitos pediram entrevistas e palestras, e naturalmente BTS e ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. passaram a fazer parte da minha vida. Enquanto isso, conheci novas pessoas, conheci muitos amigos do ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY., fiz atividades significativas junto com ele, e minha vida a caminho da escola e de casa mudou significativamente. Acima de tudo, eu senti o significado de fazer algo com os outros.
2- Fale-me um pouco sobre BTS: A Conferência Global Interdisciplinar. Para você, que faz parte da organização do evento, como surgiu a ideia para esta iniciativa? Quais foram os desafios enfrentados para que isto ganhasse vida?
A ideia da BTS: A Conferência Global Interdisciplinar começou falando com os estudiosos do ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. que conheci na 1ª BTS: A Conferência Global Interdisciplinar, em Londres. Desde a primeira conferência, em 2020, o súbito incidente COVID-19 tornou impossível a implementação do plano original. Então, em 2021, conheci o Dr. Sungeun Cho, da Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros, e planejamos organizar a terceira conferência em Seul. Discutimos com outros estudiosos do ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. que vieram à primeira conferência para discutir o local, data e administração através de uma reunião on-line no verão passado. Não foi fácil, em termos de tempo, para todos, organizar uma conferência acadêmica internacional ao mesmo tempo enquanto trabalhavam por conta própria. E também foi uma dificuldade prática para obter financiamento. Entretanto, todos se ajudaram o máximo que puderam, e a conferência gradualmente tomou forma. Por exemplo, quando escrevemos uma carta de convite ao Sr. [Paulo] Coelho, pelo menos quatro pessoas passaram pelo processo de escrever, traduzir e revisar rascunhos. Todos estão trabalhando juntos em coisas que nunca poderão ser alcançadas sozinhos. Além de realizar a conferência, a exposição de arte também será realizada durante um mês de julho no Museu Total, em Seul. Trabalhos de artistas inspirados nas mensagens do BTS serão exibidos. A equipe de exposição está trabalhando arduamente com o museu, separadamente da equipe organizadora da conferência.
3- Como vimos, houve duas edições do evento, e em julho haverá uma terceira. O que podemos esperar dessa próxima edição? O que será inédito em relação às anteriores?
Para começar, estamos tentando arquivar todos os materiais que estarão presentes na conferência. Em segundo lugar, estamos considerando ativamente o estabelecimento de uma “Sociedade Internacional de Estudos BTS”, a fim de realizar a BTS: A Conferência Internacional Global continuamente. Até agora, é apenas uma ideia, mas a Sociedade é uma organização da qual todos os ARMYsNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. e pesquisadores interessados em Estudos do BTS podem participar, e pretende desempenhar um papel na assistência a vários países na realização de conferências a cada ano. Não é uma estrutura hierárquica composta por presidentes e diretores, mas, sim, uma reunião descentralizada e flexível, com executivos que são alterados dependendo do país anfitrião da conferência. Em terceiro lugar, a exposição de arte e outros eventos, incluindo BTS Tour, a festa ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. pré-conferência e o workshop pré-conferência também serão realizados.
4- Eu sou uma ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. brasileira, então fiquei muito feliz quando vi no Twitter que o escritor Paulo Coelho aceitou seu convite para participar, e muitos fãs brasileiros também ficaram entusiasmados. Como foi receber esse feedback positivo e o que devemos esperar de sua participação na conferência?
Também estamos incrivelmente felizes por Paulo Coelho ter aceitado nosso convite. Acabamos de escrever uma carta de convite sincera e a enviamos para ele. Eu lhe enviei uma carta com as assinaturas de todos nós. Avidamente transmitimos que a mensagem de seu trabalho repercute a mensagem do BTS e que sua sabedoria é necessária para todos nós, hoje em dia. Não foi fácil descobrir as informações de contato, mas nossa sinceridade parece tê-lo alcançado. Uma vez que está atualmente em discussão com o agente de Paulo Coelho, ainda não foi decidido nenhum plano específico. No entanto, por enquanto, só se pode dizer que os organizadores estão se esforçando muito para realizar eventos significativos com ele.
5- Como agora sou uma ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. que está levando o BTS para minha vida acadêmica, há outras pessoas que também têm esse desejo. Que conselho você gostaria de dar a elas?
Acho que nós, estudiosos do ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY., deveríamos ser mais cuidadosos, mais minuciosos e trabalhar mais do que quando fazemos outros estudos. Porque não apenas nossa honra acadêmica, mas também o nome do BTS estão ligados. Vai ser mais divertido e alegre do que qualquer outro estudo. Espero que você possa ser mais maduro(a) academicamente e realizar novas pesquisas, ser feliz e se divertir tanto quanto na pesquisa do BTS. Espero que haja inúmeras oportunidades para que todos os estudiosos do ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. se reúnam em um só lugar. Espero que seus estudos sejam constantemente inovadores, divertidos e também benéficos para o mundo.