Entrevista com Army Help The Planet

O ARMY Help The Planet (AHTP) é um movimento social que atua como Organização Não Governamental e foi fundado no segundo semestre de 2019, através da união dos esforços dos fãs do grupo sul-coreano BTS. No Brasil, o ARMY HELP THE PLANET é atualmente a maior fanbase dedicada ao desenvolvimento de projetos de cunho social e ambiental, conta com uma equipe de voluntárias especialistas de diversas áreas do conhecimento e atua em pequenos grupos distribuídos por todo o país, desenvolvendo ações locais de voluntariado.

Nesta entrevista, realizada por email, o B-ARMY Newsverse conversou com o AHTP que contou um pouco sobre o projeto, influências do BTS e suas campanhas. 

Como o Army Help The Planet surgiu?

O projeto foi criado em agosto de 2019 a partir de um post onde foi criada a hashtag por um membro do AHTP #armyhelptheplanet. A ideia era reunir pequenos grupos no Brasil para realizar projetos ambientais. Depois disso criamos um grupo no Whatsapp com especialistas para realmente estruturar a ideia.  

Quais ações do BTS influenciam no projeto?

As ações do BTS como seres humanos e indivíduos através da música sempre refletiram da sua realidade, tanto que é possível notar o crescimento deles à medida que passaram por diversas situações até chegarem onde estão. Com essa capacidade de retratar de forma lírica suas experiências com música, no ativismo não seria diferente. As letras de crítica a sociedade que o BTS entrega, é notavelmente aspectos de sua experiência direta na sociedade como um ser humano politizado. Artistas influenciam pessoas,  isso não é um fato novo, mas a boa influência global do BTS está marcando gerações de uma forma nunca vista antes. O ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. consegue sentir essa sinergia, e o quão verdadeiro são esses sentimentos e críticas que os membros fazem. Queremos fazer algo com esse sentimento, buscamos por mudanças e tentamos fazer o que está ao nosso alcance.

Vocês têm relações/contato com algum outro grupo que faz parte desse recorte de fã ativismo? Se sim, quais? 

Não, de outros grupos não temos. Mas temos fortes parcerias de fanbases e projetos criados por ARMYSNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY..

Gostaria de saber se teve algum outro projeto que usaram como referência para o Army Help The Planet?

A gente sempre viu projetos filantrópicos em homenagem ao BTS acontecendo de forma internacional. Quando o AHTP foi fundado, já conhecíamos a @OneInOneArmy, mas não tinha nada que fosse voltado pro ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. no Brasil. O AHTP foi fundado por membros de formação na área ambiental, então foi assim que começamos. Mas, à medida que o projeto foi crescendo, a equipe também foi crescendo e se diversificando. Portanto, verificamos que tínhamos pessoas capazes de abordar também conteúdos na área da saúde, conscientização social e PLs. Acredito que esse aumento de conteúdo foi surgindo de forma natural e à medida que a equipe foi crescendo. Então é certo dizer que nossa maior referência para isso foi nossa própria equipe. 

Quantas pessoas fazem parte da equipe Army Help The Planet e como vocês se organizam?  

Nós somos em 54 pessoas atualmente em 10 departamentos. De forma resumida, cada departamento tem de dois a três líderes que organizam sua própria equipe, Além disso, temos um único grupo com todos os membros de todos os departamentos onde surgem ideias, e também interação ou recados entre nós. No nosso site https://armyhelptheplanet.com/ tem uma aba sobre a responsabilidade de cada departamento para aqueles que quiserem se aprofundar em conhecer nossa organização. 

Acompanhei algumas campanhas de vocês com instituições parceiras, como o instituto de pesquisa IPAM Amazônia, Greenpeace e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Como aconteceram essas parcerias? 

É difícil essa resposta, porque não existe um padrão de como as parcerias vão sendo construídas. O Greenpeace, por exemplo, sempre admiramos muito o trabalho deles, então um dia eles interagiram com nossa postagem, depois chamaram a gente pela DM do Twitter. No caso da Fiocruz, o contato com eles diretamente surgiu através de uma outra parceria com a equipe do @tdspelasvacinas. O IPAM estava presente no projeto junto com a Instituição Iniciativa Verde que realizamos em 2019. O que é mais incrível é que muitas parcerias foram surgindo de forma orgânica e inesperada. Com alguns mantemos parceria fixa, com outros, parcerias durante o tempo de campanha. 

Fica claro que vocês recebem feedbacks positivos de suas campanhas, e que são conhecidos pelas causas que ajudam em nome do fandom. Mas como é para vocês ver o resultado de tudo isso?  

É muito gratificante ver que o BTS é capaz de mobilizar tantas pessoas para diversas causas. Basicamente nós somos apenas mediadores entre o ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. e as instituições, então todo o mérito é do ARMY e do BTS. Nós sempre nos dedicamos igualmente em cada campanha, e festejamos quando concluímos um projeto.

Gostaria que vocês comentassem a mais recente iniciativa de vocês, a de distribuição de título de eleitor ARMYNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY. na transmissão do show nos cinemas? Como se iniciou o processo?  Em quais estados ocorreu? Qual o objetivo e se atingiram ele?

Nós tivemos pouco tempo para preparar tudo, tanto a arte quanto a impressão dos títulos. Pois a exibição do show no Brasil foi anunciada com apenas três semanas de antecedência, e ainda assim algumas empresas de cinemas demoraram um pouco mais para confirmar as salas e os horários. No entanto, mesmo no curto prazo, conseguimos produzir e distribuir mais de 4 mil títulos com a nossa arte de incentivo para os ARMYSNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY.. O objetivo foi promover a campanha e incentivar os jovens a tirarem o título, e a regularização do título de eleitor. Fizemos movimentos tanto nas redes como presencialmente. A semana seguinte a realização da campanha se tornou recorde dos jovens que tiraram o título de eleitor. Gostamos de pensar que contribuímos bastante analisando os dados do TSE. Inclusive o  TSE fez um agradecimento privado, especialmente aos ARMYSNome oficial dos fãs do BTS, também é conhecido pela mídia ocidental como BTS ARMY., depois que saíram os dados.