Sobre

O Portal Morros é um espaço de ampliação das vozes periféricas que ocupam as áreas mais vulnerabilizadas da cidade do Recife, as que mais sofrem com os efeitos dos eventos climáticos extremos. Nosso objetivo é traduzir as vivências de personagens que são reféns da negligência do Estado, refletindo essas dinâmicas institucionais por meio do debate sobre o racismo ambiental. Somos um portal independente, com raízes no jornalismo comunitário, e temos como missão democratizar a informação nas periferias, além de humanizar as histórias de quem faz a capital pernambucana.

Missão

Contribuir para a qualificação das informações de interesse público, especialmente nas periferias da cidade, de forma comunitária e educomunicadora. Nosso objetivo é traduzir a informação para públicos diversos, evidenciar as insalubridades enfrentadas pelas periferias e ampliar as vozes que precisam de acesso às políticas públicas, por meio do jornalismo independente.

Visão

Consolidar o Portal Morros como um veículo de comunicação que auxilia as periferias na reivindicação de políticas públicas para o clima e para a estruturação das zonas afetadas por eventos climáticos extremos, com base em um jornalismo independente e comunitário.

Temas abordados

Entre os principais temas debatidos pelo Portal estão emergências climáticas, racismo ambiental, eventos climáticos extremos, características geográficas do Recife, zoneamento urbano, mobilidade urbana e cultura dos territórios. Nosso compromisso é levar esses debates para dentro da periferia, com uma linguagem acessível, direta e sensível à realidade do povo.

Valores

  • Ampliação das vozes periféricas;
  • Promoção da comunicação antirracista;
  • Prevenção de danos nas periferias;
  • Combate ao racismo ambiental;
  • Defesa dos direitos humanos;
  • Defesa de grupos vulnerabilizados, como mulheres, LGBTQIAPN+, negros, pardos e indígenas;
  • Igualdade de representação entre etnias, religiões, culturas e tradições;
  • Defesa da democracia;
  • Valorização da cultura, especialmente a vinda das periferias.

Produção Jornalística 

O Portal Morros segue a lógica de um jornalismo que reafirma as responsabilidades do poder público e cobra o cumprimento das obrigações estaduais e municipais. Nosso trabalho expõe negligências e entrega informação útil para que moradores das áreas mais vulneráveis possam exigir seus direitos e pautar suas demandas com consciência e força.

Nossa texto

Nosso foco é o morador da periferia. Toda a produção do Morros é pensada para traduzir a informação, de modo que todas as pessoas possam compreender e se sentir impactadas pelo que produzimos. O Morros é a união entre periferia e jornalismo com o objetivo de dar visibilidade às histórias invisibilizadas.

Jornalismo e Ética

Seguimos os critérios éticos do jornalismo, com compromisso com os fatos e respeito aos personagens que compartilham suas histórias. Nosso objetivo comum é combater as injustiças sociais causadas pelo racismo ambiental, preservando as características únicas das periferias, principalmente, a vida das pessoas.

Técnica

A linguagem do Morros é simples, familiar, próxima do leitor, podendo até simular um ambiente acolhedor para quem acessa o portal. Traduzimos histórias e usamos recursos como fotos, vídeos e gráficos para garantir que a informação chegue de verdade.

Os morros da cidade

Lutamos por uma cidade em que todos(as) possam dormir com tranquilidade, sem medo de barreiras desmoronarem ou da casa ser inundada. Acreditamos que quando a periferia dorme bem, toda a cidade dorme em paz. Defendemos o direito à cidade, combatendo injustiças sofridas por zonas marginalizadas, resultado direto do racismo ambiental.

Direitos Humanos e a Luta Antirracista

A cobertura do Portal Morros é guiada pelo combate às injustiças sociais causadas por um racismo histórico e estrutural que moldou nosso país e negou direitos fundamentais a pessoas pretas, pardas e indígenas. Lutar contra o racismo em suas formas estruturais, ambientais e interseccionais é parte diária da nossa prática. Acreditamos que uma cidade segura para mulheres, crianças, homens negros e pobres é uma cidade segura para todos(as).