A penúltima parada da RPA2

Sejam bem-vindos(as) à linha 742 – Dois Unidos/João de Barros, que inicia o seu retorno na ponte Duarte Coelho com destino ao bairro de origem (Dois Unidos): uma comunidade da periferia do Recife, cercada pelas águas dos rios Beberibe e Morno. Uma região onde ainda existe parte da Mata Atlântica brasileira e onde vivem mais de 32 mil moradores.

Linha do Tempo

A história de Dois Unidos ficou mais simples de ser contemplada, e por isso o portal Morros reuniu uma linha do tempo para que você conheça de forma mais resumida toda a história do bairro, com os principais fatos que contribuíram para a evolução desse território.

1845
A Estrada do Cumbe

Tudo começou com a construção da Estrada do Cumbe, atual Av. Hildebrando de Vasconcelos, ainda no período Imperial, em 1845, através da Lei Provincial Nº 1.499, sancionada pelo Presidente da Província de Pernambuco, Antônio Pinto Chichorro da Gama.

1880
Conclusão das obras da Estrada do Cumbe

Foi aprovada pelo Presidente da Província, Joaquim José de Oliveira Andrade, a emenda Nº 12, que liberava o pagamento de 3:000$ para a conclusão da Estrada do Cumbe, território ainda tido como parte de Beberibe, hoje, bairro vizinho.

1940
Fonte de Água Mineral

Foi descoberta uma fonte de água mineral, que se tornou a Águas Minerais Santa Clara, também em 1940, e se mantém até hoje no distrito.

1941
A Coca-Cola na Mineradora Santa Clara

A Mineradora de Água Santa Clara sediou a estadia da Coca-Cola em suas instalações enquanto a fábrica de refrigerante da marca estava em processo final de construção.

1945
Terreiro Santa Barbara, São João Batista

A Ialorixá Amara Mendes fundou o Terreiro Santa Bárbara São João Batista, junto ao seu marido, o babalorixá Antônio Higino Barreto, na antiga Estrada do Cumbe, e hoje tem sede na Rua Mamedes Coelhos, Nº 231, em Dois Unidos, com o novo nome “Ilê Obá Aganjú Okoloyá”.

1950
O Serviço Social Contra o Mocambo

O interventor federal Agamenon Magalhães reformulou, em 1950, a Liga Social Contra o Mocambo, criada em 1937, renomeada para Serviço Social Contra o Mocambo, um aparato do Estado para a retirada das moradias tidas como “precárias” e um processo de higienização da cidade, para que ela ficasse bonita. Na mesma época, foram entregues casas na Vila Popular de Dois Unidos, feitas de taipa, com algumas repartições cômodos.

1955
O Transporte Coletivo do Bairro

A primeira linha de ônibus de Dois Unidos surgiu em 1955, com o nome Villa Dois Unidos.

1957
O Vale do Senhor

Esse importante endereço do bairro, surgiu em 1957.  Em 1958, o padre John Pubben fundou a até então igreja, hoje Paróquia São Vicente de Paulo.

1960
O Presidio em Dois Unidos

Durante o governo de Miguel Arraes, Dois Unidos recebeu a instalação da Colônia Correcional de Dois Unidos, popularmente conhecida como “Presídio” pelos moradores. No mesmo ano, foi finalizada a obra da Estrada do Cumbe, após anos.

1972
A Av. Hildebrando de Vasconcelos

Um processo de modernização na principal via do bairro renomeou a antiga Estrada do Cumbe, transformando o trecho em avenida sob o nome do empresário e idealizador da Fábrica Minerva, passando a se chamar Avenida Hildebrando de Vasconcelos, por meio da Lei Nº 10.842.

1979
A Cooperativa Mista Artesanal do Recife (Comar)

Em agosto de 1983, foi inaugurada a Cooperativa Mista Artesanal do Recife (Comar), na Rua Belmiro de Barros, Nº 35, em Dois Unidos. A instituição recebeu mais de 450 artesãos, com 26 núcleos de produção espalhados por todo o Estado. A Comar reunia diversos colaboradores, entre eles marceneiros, donas de casa e os moradores da localidade, que receberam aulas de português, matemática, história, geografia e de desenho.

1987
Reserva da Floresta Urbana Mata de Dois Unidos

Criada a partir da Lei nº 9.989/87. a Reserva da Floresta Urbana Mata de Dois Unidos, protegida pela SEUC através da Lei nº 14.324, de 2012. A mata é caracterizada como ecossistema da Mata Atlântica brasileira, com 34,72 hectares e está assentada na bacia hidrográfica do Rio Beberibe.

1993
A UBS Professor Bionor Teodósio

Em 1993, o bairro recebeu a Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor Bianor Teodósio, em 1993, na Av. Hildebrando de Vasconcelos.

2000
Forró do Arlindo

Em setembro de 2000, foi inaugurado o Espaço Cultural Arlindo dos 8 Baixos, popularmente conhecido como Forró do Arlindo. Criado pelo sanfoneiro Arlindo Ramos Pereira, o espaço animava as noites do bairro e recebeu grandes nomes da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outras personalidades do meio musical.