Entrevista Pingue-Pongue com Marcia Jaciara

por | 26/11/2024

Foto: Paulo Pinheiro

Para entender mais as dinâmicas do bairro de Dois Unidos sob a visão de quem vivencia diariamente o bairro, conversei com Márcia Jaciara, 56 anos, moradora do bairro de Dois Unidos. Auxiliar de serviços gerais, atualmente desempregada, atua informalmente vendendo passagens de ônibus no terminal, no antigo terminal de ônibus de Dois Unidos, todos os dias no horário da manhã. Márcia tira o seu sustento mensal a partir da venda da passagem mais barata, em torno de R$3,50, R$0,90 mais barato que a passagem cobrada pelo Consórcio Grande Recife, através de vem trabalhador de outras pessoas, cedidos a vendedora.

Você é nascida e criada aqui no bairro?

Eu nasci em casa, no Alto do Pascoal, foi a parteira que pegou. Mas eu moro aqui há 34 anos.

Como você avalia a questão do emprego aqui no Bairro?

Trabalho aqui é meio difícil. Porque aqui só tem mercado, não tem uma empresa grande e, mesmo assim, só quer pessoas com experiência como caixa. Também não demora muito, a pessoa entra aqui e sai logo.

Como você avalia o bairro de Dois Unidos?

Até agora, aqui é de boa. Eu não arrumo problema com ninguém, eu vivo na minha casa. Segurança aqui tem, porque tem muito tráfico, aí de instante em instante passa carro (se referindo à polícia). Por esse motivo, eu sempre vejo eles por aqui.

Quais são os principais desafios de Dois Unidos?

Aqui o problema é ônibus, que demora por demais. A gente espera quase 1 hora para pegar um transporte. O Uber não entra aqui todo horário, nem moto. Uma escola municipal que não tem aqui no bairro, uma escola aqui mesmo, no terminal. As escolas que eles colocam como de Dois Unidos são todas longe. É o que falta aqui. Uma UPA pra gente, porque só tem posto de saúde e, quando a gente pede um encaminhamento, demora um ano pra chegar. Tudo isso a gente tem dificuldade aqui.

O que você acha que pode melhorar?

Agora mesmo, João Campos ganhou. Seria uma boa proposta pra gente, ele abrir uma escola municipal aqui no centro de Dois Unidos, que não tem. Ele poderia fazer isso pela gente.

Recentemente tiveram mudanças aqui no bairro, como a chegada da rede de supermercados Novo Atacarejo. Como você avalia essas novidades?

Beneficia pra quem tem dinheiro para ir no Novo Atacarejo comparar, porque lá vende mais em fardo. Então, não é viável sair de casa para comprar 3 kg de feijão lá. Melhor comprar nos mercadinhos mais perto aqui no bairro mesmo.

Levando em consideração as questões de saneamento, saúde e segurança, como você avalia Dois Unidos?

Péssimo. Aqui, mal chove e está tudo alagado. É bem ruim. A gente toma banho de lama esperando o ônibus. Então, deveria melhorar, ter limpeza das canaletas. Apesar que isso também é culpa da comunidade que joga lixo na rua, mas a prefeitura poderia passar uma vistoria aqui nas canaletas para melhorar.

Se você pudesse apresentar o bairro para alguém que nunca veio a Dois Unidos, o que você diria?

Eu gosto muito de Dois Unidos, eu indico. Agora depende da parte que vai morar. Eu tô falando da parte que eu moro, que, graças a Deus, eu não tenho problema, nem com vizinhos, nem com os meninos do tráfico, nem com ninguém.