Glossário
Armário compartilhado – É um modelo de negócios que tem o objetivo de fazer a roupa circular. Cobra dos usuários um valor equivalente ao número de peças que desejam “alugar” dentro de um período. As peças devem ser bem conservadas e devolvidas ao acervo.
Atemporal – Na moda, é o termo dado às peças que não são impostas pela tendência, podendo ser usadas por um período ilimitado que não serão considerada “ultrapassadas”.
Biomimética – É uma área da ciência que se inspira na natureza e, através do design, a aplica para a fabricação de peças.
Brechó – Loja de produtos usados, mas em bom estado, que vendem peças com o valor bem abaixo do mercado e, muitas vezes, únicas.
Coolhunting – É uma pessoa considerada “caçadora de tendências” e que as avalia com o objetivo de alcançar novo clientes. Estuda as roupas e o que as pessoas desejam expressar através delas.
DIY – É a sigla da expressão “Do It Yourself”, no Brasil, o famoso “Faça Você Mesmo”. O conceito é popularmente conhecido principalmente para a confecção de objetos decorativos, customização de roupas e acessórios, entre outros.
Ecofriendly – Significa “amigo do meio ambiente”. O termo é usado para referir-se a algo ou alguém e parte do conceito de ser “ecológico”, “sustentável”, “consciente”, “natural”, “verde”.
Fairtrade – Também conhecido como “comércio justo”, contribui para o desenvolvimento sustentável e conecta pequenos produtores e comerciantes a consumidores. Ele tem foco em manter uma cadeia produtiva mais consciente, justa e responsável.
Fashion Revolution – É o movimento mundial, a “revolução da moda”, que está presente em mais de 100 países, com o intuito de fomentar uma moda ética, transparente, sustentável e consciente. A campanha gira em torno da questão: #QuemFezMinhasRoupas? convocando pessoas à refletirem sobre o processo de produção e dos impactos da moda atual.
Fast fashion – Significa “moda rápida” e é produzida em larga escala. Marcada pelos preços baixos e produtos de qualidade inferior, consumidos e descartados rapidamente. Estimula a descartabilidade das peças e o consumismo.
Handmade – Produtos essencialmente feitos à mão. É a forma artesanal de fazer moda e as peças são confeccionadas para serem duradouras e,na maioria das vezes são únicas, exclusivas.
Lowsumerism – O termo em inglês é a junção do low + consumerismo (baixo consumo), ou seja, é o consumo consciente, equilibrado. A empresa Box1824, lançou o documentário “The Rise Lowsumerism” que mostra o nascimento do consumismo e, desde então, a palavra tem sido utilizada.
Mindfullness – Na Língua Portuguesa significa “atenção plena”, uma uma técnica de desenvolvimento pessoal que busca focar corpo e mente no momento presente de modo intencional.
Minimalismo – É uma filosofia que tem como maior característica a escolha por viver com o essencial, ou seja, com o que realmente importa. Quem a adere é chamado de minimalista.
Oversized – São roupas que possuem modelagem ampla, fora do padrão, e que são confeccionadas com medidas maiores do que as habituais, especialmente na largura dos ombros e das mangas.
Orgânico – Tudo o que é processado naturalmente. Na moda, sem adição de corantes químicos, respeitando a saúde, o meio ambiente e os animais.
Patchwork – É uma técnica artesanal onde as peças são feitas a partir da junção de sobras de tecidos e, por isso, são sempre únicas. A técnica é popularmente utilizada para fazer bolsas, almofadas, lençóis, roupas, etc.
Redesign – Conceito que refere-se à reformulação do design de algo. Na moda, vale para a economia, identidade, serviço e para promover o consumo sustentável.
Retrô – Palavra que refere-se ao design de um estilo antigo, sendo a peça fabricada atualmente.
Sem gênero – Termo dado às peças feitas sem marcação de gênero, para todos os corpos e desejos, de diversas cores e modelagens.
Slow fashion – Movimento sustentável da moda que se contrapõe ao fast fashion, ou seja, é a produção em pequena escala.
Vegano – É quem pratica o veganismo, estilo de vida que elimina o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal como, por exemplo, na alimentação, no vestuário, nos cosméticos, no entretenimento.
Vintage – Expressão dada às peças originalmente antigas que possuam, pelo menos, 20 anos de fabricação.
Upcycling – Vem da famosa frase: “do lixo ao luxo”. A prática consiste na reutilização das sobras de materiais têxteis que, provavelmente, iriam poluir o meio ambiente, mas que são transformadas em algo completamente novo.
Zero Waste – O “Lixo Zero” é o conceito que aproveita ao máximo os resíduos recicláveis e orgânicos, focando na redução, ou no fim, destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração.
Ajude-nos a ampliar o nosso glossário!
Sabe de mais algum termo que não está nessa lista? Comente aqui embaixo que vamos em busca do significado para você.
0 comentários