A Torre Malakoff é hoje um equipamento cultural famoso no Recife por sediar exposições, shows e contar com atividades astronômicas como a observação do céu por meio de telescópios. Mas essas não foram as únicas funções executadas pela edificação desde a entrega da obra em 1855.
Na verdade, ela já representou o ponto mais alto da cidade, deu a hora oficial à população e foi sede do comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Depois, a Torre foi cedida ao governo estadual, que entregou a responsabilidade à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
No meio de toda essa trama, a Torre passou por pedidos de demolição – justificados pela suposta falta de valor histórico -, além de ter os documentos e diversos outros registros perdidos com a troca de administração. Hoje, tombada pela Fundarpe, a Malakoff sobrevive escondida pelas grandes estruturas urbanas e à custa de uma arquitetura e engenharia sucateada. Mas esse não deve ser o fardo final da existência da Torre. Afinal, ela carrega no nome a força e o estímulo para continuar lutando.
RESISTE MALAKOFF!
Reportagem
Gabriela Viana
Ingrid Elihimas
Fotografia e filmagem
Gabriela Viana
Edição
Pedro Rodrigo
Áudio
Ingrid Elihimas
Revisão de Texto
Dario Brito
Gabriela Viana
Ingrid Elihimas
Vinheta
Animação | Álvaro Júnior
Trilha sonora | Bernardo Coimbra
Orientação
Dario Brito
Webdesinger
Flávio Santos