
figuras mais importantes da história. Ainda como político, entrou no centro do debate, ao defender a presença de uma maior quantidade de negros no Congresso Nacional.
Como atleta, durante a década de 1970, chegou a dizer que “o brasileiro não sabe votar”. O fato fez com que a figura pública de Pelé começasse a ser encarada de maneira controversa, principalmente porque a declaração foi dada após ele ser perguntado sobre a decisão dos governos militares de suspender eleições diretas para cargos do poder executivo.
Como atleta, Pelé pouco atuou na luta antirracista. Porém, tampouco foi cobrado por isso. Quando chegou ao Santos, ainda adolescente, foi apelidado de “gasolina”, numa referência à substância escura causada pelo petróleo. Na Copa de 1958, realizada na Suécia, foi taxado de “Alemão” numa ironia que marcava a oposição entre o vigor físico e a cor da pele dos atletas europeus. Para muitos sociólogos e jornalistas, o fato de Pelé, por muito tempo, ter negado que sofreu insultos racistas durante a carreira, evidencia a falta de representatividade para outros atletas negros do século passado.
