Projeto Experimental em Jornalismo Digital – UNICAP

Início » 2017.1 » O Canto do Cinema

O Canto do Cinema

Acesse o site

A realização de um trabalho sobre o Cinema São Luiz sempre esteve em meus planos acadêmicos. Porém, curiosamente, nunca imaginei que o realizaria para o Projeto Experimental, ainda mais na plataforma de Webjornalismo.

Primeiramente, eu, juntamente com dois colegas, planejava realizar o Trabalho de Conclusão de Curso em Vídeo, no qual seria realizado um documentário sobre as assombrações do Recife. Mas, com poucos recursos, ausência de roteiro e planejamento, além do repentino desinteresse da equipe, fora decidido mudar o tema para Os Cinemas de Rua da capital pernambucana. Antes da entrega do Pré-Projeto, meus colegas conversaram comigo e resolveram migrar de Vídeo para Rádio e focar em outro tema mais amigável para eles, já que é de extrema importância que todos façam o TCC sobre um assunto da qual você domine e goste para, caso contrário, não virar algo desgastante e com resultados desfavoráveis.

Impossibilitado de realizar uma produção de vídeo sozinho, migrei para Fotojornalismo. Antes de dar início ao Pré-Projeto, pensei no quão frustrante seria um ensaio fotográfico sobre os antigos cinemas de rua do Recife, sendo que somente o Cinema São Luiz sobrevive. Então, foi resolvido adaptar a ideia focada somente no último cinema genuíno da cidade, que está completando 65 anos em setembro deste ano.

Antes de aderir à plataforma de Webjornalismo, estava tudo certo para o trabalho ser realizado e apresentado em Foto. Mas, devido à falta de inscritos em Fotografia (fui o único inscrito), a turma que seria orientada pela Professora Marcia Mendes não foi aberta e tive que migrar para Web, além de fazer alguns ajustes no Pré-Projeto e enviar para o Professor Dario Brito, orientador da plataforma. Com ausência de colegas disponíveis para fazer o trabalho em dupla ou trio, resolvi encarar a versão para web de “O Canto do Cinema” sozinho e sem equipamentos considerados adequados para a realização do trabalho devido às minhas condições financeiras.

A ideia do projeto “O Canto do Cinema: Os 65 Anos do Cinema São Luiz”, anteriormente denominado “O Cinema São Luiz: Há 65 Anos, Projetando Vida Através da Sétima Arte” (descartado pelo excesso de palavras), é focada tanto na história do cinema, devido à data comemorativa de seus 65 anos, quanto na sua importância na vida dos recifenses. Cada entrevistado tem sua história com o São Luiz, o que contribuiu imensamente com a humanização do tema.

Todo esse período de tempo na qual passei realizando o trabalho me fez refletir sobre o quão importante era o cinema de rua no Recife. Esses lugares não eram apenas salas de projeção e exibição, mas um elo entre a cidade e o mundo das artes, um templo que estabelecia contatos entre pessoas, filmes e ruas. O São Luiz, bravo resistente ao tempo, encanta, entretém, estimula tal forma de contato e, acima de tudo, canta em alta voz e sempre estará no mesmo canto, isto é, anexado ao Edifício Duarte Coelho. Só cabe a cada cidadão pernambucano preservar seu legado e passar adiante sua arte.

Lucas Rigaud, junho de 2017

 

Foto: Alexandre Figueirôa

 

AGRADECIMENTOS

  • Aos meus pais (Marcelo e Silvia Rigaud), que me apresentaram ao mundo do cinema em 1997, no extinto “Recife 1,2, 3”, e sempre me encorajaram a seguir carreira no mundo da comunicação.
  • A todos os entrevistados e responsáveis que contribuíram para a minha pesquisa (Geraldo Pinho, Alexandre Figueirôa, Kate Saraiva, Luiz Joaquim, Eliane Muniz, Thais Alves, Miguel Tavares, Neco Tabosa, Luciano Monteiro, Manu Falcão, Gustavo Coimbra, Claudio Bezerra, Igor Travassos, Luiz Cardoso Ayres Filho e Luís Fernando Moura).
  • Ao professor Dario Brito, orientador do projeto.
  • A equipe técnica: Flávio Santos e Jeziel Paz
  • Aos amigos que me encorajaram, aconselharam, e aturaram meus estresses e mau humor durante esse período, especialmente Jessica Pinheiro.

PESQUISA, PRODUÇÃO, TEXTOS, FOTOS, ÁUDIOS E VÍDEOS:
Lucas Rigaud

ORIENTAÇÃO
Professor Dario Brito Rocha Júnior

CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISA
Geraldo Pinho (FUNDARPE)
Kate Saraiva (Cinemas do Recife)

WEBDESINGER
Flávio Santos

EDIÇÃO DE IMAGENS
Lucas Rigaud

EDIÇÃO DE VÍDEOS
Jeziel Paz
Lucas Rigaud

Acesse o site