2019
O histórico acesso nos pênaltis
O ano de 2019 foi um ano bem especial para o torcedor; voltar a assistir aos jogos no estádio dos Aflitos semanalmente era motivo de muita alegria. E, além disso, no segundo semestre veio o desejado acesso da série C para a série B. Em um jogo dramático, o Náutico começou a partida saindo atrás no placar, perdendo para o Paysandu por 2 x 0. E somente nos últimos minutos do segundo tempo conseguiu empatar no último minuto.
O clube chegou embalado para ganhar na final do campeonato estadual contra o Sport, porém acabou deixando escapar o título. Em um jogo controverso por causa da arbitragem, que expulsou dois jogadores de cada equipe, o Náutico perdeu o campeonato nos pênaltis para o time rubro-negro. O Náutico fez sua melhor campanha na história recente da Copa do Nordeste, fazendo um jogo histórico com o Ceará no Castelão vencendo por 2 x 0 e chegando na semifinal contra o Botafogo da Paraíba. O clube chegou a partida com oito desfalques e fez um jogo competitivo contra os paraibanos, perdendo com uma falha do goleiro Bruno.
O acesso à série B foi conquistado em um jogo no Estádio dos Aflitos no dia 8 de setembro de 2019 contra o Paysandu, decidido nos pênaltis. Tudo que envolveu aquele jogo, o pênalti polêmico marcado no último minuto gerando uma discussão se havia sido ou não um pênalti. A bela festa com a invasão de campo da torcida, acabou ganhando repercussão em todo o país. O Náutico estava de volta.
Acesso – Após conquistar o acesso, o clube ainda tinha um objetivo para disputar que era buscar o título do campeonato. O Náutico ainda precisava passar pelo Juventude para disputar uma final de Campeonato Brasileiro. O timbu perdeu o primeiro jogo no Rio Grande do Sul por 2 x 1. Já no segundo jogo, em Recife, repetiu o placar vencendo por 2 x 1, e mais uma vez não faltou emoção. A história colocou os pênaltis novamente no caminho do timbu que novamente brilhou.
Sobre o jogo do acesso contra o Paysandu , o ídolo do clube Kuki fala: “O jogo do Paysandu foi uma partida de superação onde não jogamos bem e o gol de Álvaro foi essencial para o começo da virada de panorama, que passou pelo gol de Jean, as defesas de Jefferson e as cobranças perfeitas de pênalti, que decretaram a volta do Náutico a série B.“
O vice-presidente Diógenes Braga relembra da repercussão nacional após o jogo contra o Paysandu: “Os Aflitos se tornou um estádio com uma história muito interessante, muita gente diz que é o estádio mais raiz do Brasil, principalmente depois daquele jogo com o Paysandu“.
O jornalista Aroldo Costa reforça o quanto aquele jogo nos Aflitos foi inesquecível, e cita como um dos mais especiais de sua carreira: “Náutico e Paysandu é um dos jogos mais emocionantes da história do futebol pernambucano e que eu transmiti“.
O torcedor do Náutico sempre vai lembrar-se de 2019 e do acesso para a série B com carinho. Com destaque para, as defesas de Jefferson nos pênaltis, dos gols de Matheus Carvalho que levaram o Náutico para a série B e para o seu primeiro título nacional, do gol de fora da área de Jean Carlos contra o Santa Cruz. E muito devido ao jogo histórico do acesso contra o Paysandu, simbolizando no final o renascimento do clube, voltando a disputar as competições mais importantes do cenário nacional e com o clube de volta a ser manchete nos jornais de uma forma positiva.