Netinha, como é chamada carinhosamente, cresceu em Santo Amaro e hoje, aos 61 anos, mora no bairro do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Alcinete não tem filhos de sangue, mas sempre ajudou todos da família com o cuidado de uma mãe. Desde criança, queria agarrar todas as oportunidades. A escola era sua segunda casa, e permaneceu sendo nos 39 anos em que trabalhou como professora. Durante toda a vida, muitos duvidaram do seu potencial. Ela, nunca.
Estava presente em tudo que a igreja proporcionava. Aos dez anos, fui a primeira menina do bairro a chegar no púlpito e fazer a leitura da missa das crianças.
EDUCAÇÃO BÁSICA
De acordo com pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil, há cerca de 11,46 milhões de analfabetos entre a população de quinze anos ou mais. A população negra é a que mais sofre com a dificuldade de concluir os ensinos Fundamental e Médio na idade certa.
O programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) é um programa do governo federal para as pessoas que, por diferentes fatores, já passaram da idade escolar e não tiveram oportunidade de estudar. A maior parte desses alunos é composta por homens e mulheres negras.
discriminação no trabalho
A legislação trabalhista proíbe qualquer tipo de discriminação racial. No entanto, o racismo no trabalho é considerado um grave problema pela maioria dos brasileiros que concordam: a cor da pele influencia a decisão de contratação.
Apenas 1,6% dos cargos de gerente no Brasil são ocupados por mulheres negras. E só 0,4% participam do quadro de executivos.