jANAINA pENHA

Aos 38 anos, é modelo plus size e assistente social. Foi a primeira da geração na família a concluir uma graduação. Nada foi fácil na vida dela. Perdeu os pais ainda muito jovem, mas herdou a persistência e a sabedoria da mãe. Janaína possui uma autoestima não de “dar inveja”, mas de inspirar outras mulheres. Ela tem essa habilidade e faz disso seu objetivo de vida. Através do movimento Sou Plus PE, Janaína espalha a ideia do empoderamento feminino, com foco no respeito, na valorização e na saúde de corpos gordos.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Apesar do número total de denúncias de intolerância religiosa ter diminuído, nos últimos anos, os ataques contra seguidores das religiões de matriz africana aumentaram.

A gordofobia está

presente na rotina de

%

dos brasileiros.

EMPODERAMENTO E REPRESENTATIVIDADE

O movimento Sou Plus PE completou um ano em maio, desde o início das reuniões e eventos sociais de fortalecimento. Todo mês ocorre uma ação com temática diferente. Atualmente o movimento conta 25 participantes e mais de 5 mil seguidores no Instagram e Facebook.

Hoje em dia, mais do que nunca, o importante não é o que você é, mas o que você tem, o que você conquistou. E o que você é? Quem foi que conquistou o quê? As pessoas estão esquecendo isso. Então eu digo que o meu maior bem sou eu mesma.