sharon baptista

 Comunicativa por natureza, Sharon tem 24 anos e estuda Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco. Mora com a mãe no bairro da Mangueira, Zona Oeste do Recife. Começou a alisar os cabelos aos 9 anos, por influência das vizinhas sobre a família da menina. Manteve a prática até os 20, quando sofreu o chamado corte químico (processo em que o cabelo quebra devido à exposição exagerada a produtos). Depois disso, decidiu assumir os cachos e também inspirar outras mulheres. Aprendeu com a avó materna a buscar independência e a batalhar pelos sonhos. Hoje, Sharon é estagiária da TV Clube, luta para ser um símbolo de representatividade negra na Comunicação, apesar dos obstáculos, e abrir portas para outras pessoas que se identificam com sua história. 

média de rendimento mensal (r$)

mais que o dobro

Uma pesquisa realizada pelo IBGE aponta que o percentual de mulheres brancas com ensino superior completo é 2,3 vezes maior do que o de mulheres pretas ou pardas.

%

Mulheres brancas no ensino superior

%

Mulheres negras no ensino superior

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é o programa criado pelo Ministério da Educação através do qual estudantes de todo o país podem ingressar presencialmente em instituições de ensino superior com mensalidades financiadas pelo Governo e Instituições Financeiras Privadas.

Essa iniciativa em instituições particulares contribui para ampliar o acesso à educação da população negra.

%

Estudantes do ensino superior beneficiados pelo FIES

%

Estudantes beneficiados pelo FIES que são negros

TRANSIÇÃO CAPILAR

O processo denominado Transição Capilar consiste no abandono do uso de químicas de alisamento e relaxamento ou qualquer outra técnica de modificação de estrutura capilar. É tanto praticado por mulheres quanto por homens que buscam cuidar de seus cabelos da maneira natural, seja por não ter mais condições financeiras, pelos malefícios das químicas para a saúde capilar ou pela reconhecimento da própria identidade.

Cada vez mais mulheres entram na jornada para a recuperação da autoestima e dos seus fios naturais. Deixam o cabelo natural crescer da raiz até que atinja um comprimento ideal para o chamado big chop (ou BC), o grande corte que tira todas as pontas lisas.

[Mulher branca], mãe de uma preta, na sociedade isso não combina. Tem que ser preto, preto e preto. Pai, mãe e filho. As pessoas não entendiam que eu era filha da minha mãe.

a jornalista