Projeto Experimental em Jornalismo Digital – UNICAP

Início » 2012.2 » Faces do São José

Faces do São José

Acesse o site.

Minha relação com o Mercado de São José começou em outubro de 2011. Não me lembro de ter ido lá enquanto jovem, mas desde que fui já crescido – em um fim de tarde descompromissado – me interessei em saber mais sobre o lugar e as pessoas que o compõem.

Na época eu estava cursando a disciplina Comunicação Visual. Em um dos nossos projetos tínhamos que desenvolver um template para um site. Depois de muito pensar e conversar com amigos, resolvi ir ao Mercado de São José. Chegando até lá, olhava para todos os cantos, analisava a estrutura e permanecia admirado, sem saber com quem falar e quem entrevistar.

Enquanto passeava pelos corredores dou de cara com uma senhora sorridente chamada Thereza. Ela perguntou se eu precisava de alguma coisa e eu respondi: “de uma entrevista”. Ela sorriu e logo começou a me falar de sua filha mais velha e de como amava o Mercado de São José.

Do amor pelo Mercado surgiu o primeiro encanto com o que há de mais precioso e patrimonial naquele lugar: as pessoas. A naturalidade com a qual eles expressam o amor pelo Mercado se traduz nos olhares, gargalhadas e cochichos sobre histórias do tempo “dos nossos pais”. Personagens que contam sua vida como uma metonímia da grande estrutura de ferro que resiste desde 1875.

Ao conversar com Carlos Pessoa, também fiquei ciente da quantidade de pessoas que aparecem para fazer matérias, mas nunca retornam com o resultado destes trabalhos. Este fato me estimulou a criar um site no qual eu pudesse falar do Mercado, no entanto, representado por quem vive e trabalha lá.

Em um momento especial de nosso estado, em que seremos destino constante de viajantes em busca de investimentos, Copa do Mundo, Olimpíadas e turismo, pensei em apresentar o Mercado de uma maneira diferente, mais literária, porém informativa.

Este site não só oferece um serviço à comunidade como fonte de informação, mas dignifica a história de pessoas que, com sua riqueza de experiências, cumprem o papel de formadores de opinião, assim como o de lutadores de uma só causa: promover a valorização do Patrimônio Histórico para o qual dedicaram a vida.

Este site é fruto de uma história de amizade, nutrida por dedicação e pelo espírito de coletividade de cada locatário que riu, contou, cantou e vibrou por se sentir representado em algumas linhas ou por imagens. Cada momento serviu de combustível para a manutenção deste laço, hoje eternizado e disponível para todos que pertencem a este colorido mosaico de afeto e história chamado Mercado de São José.

Thiago Hanken

Thiago Hanken – Textos, Fotos e Entrevistas
Alvaro Filho e Breno Carvalho – Orientação do Projeto
Flávio Santos – Design e diagramação
Ítalo Sales – Captura de imagens
Gerson Nazário, Jairo Felix, Léo Alfinete – Edição dos Vídeos
Música – “Blood Sport” – Palomar (Fonte: http://freemusicarchive.org)

Acesse o site.