Década de 80

Na década de 80, bandas como AC/DC, Bon Jovi, Guns N’ Roses, The Cure, Scorpions e Van Halen desbancam a maioria das bandas pop no topo das paradas do mainstream. Vemos o crescimento do Heavy Metal e seus subgêneros: Thrash Metal, Speed Metal e Black Metal. Temos o surgimento da MTV e a expansão da música industrial.

 

– Após cinco anos sem lançar disco, John Lenon volta aos estúdios no inicio da década de 80. Ele grava o ábum “Double Fantasy” e retorna as paradas de sucesso. No mesmo ano, Lenon é assassinado por um fã na entrada do seu prédio.

– O hard rock recebe novas influências com sons mais fortes e dá origem ao gênero: Heavy Metal. Bandas como Iron Maiden e Judas Priest ficam no topo de vendas.

– Com o Heavy Metal surgiram mais três gêneros: o Thrash Metal, Speed Metal e Black Metal. A banda Metallica é uma das origens do Trash Metal.

–  Ainda conservando o Hard Rock, surgem as bandas: Bon Jovi, AC/DC, Guns N’Roses, The Cure, Scorpions, Van Halen.

– Os anos 80 também é a década do Rock Pop. A-ha, U2 e The Police são umas das bandas que se firmam no estilo.

–  A música eletrônica também é cenário da época. E com ela surgem o hip-hop, o dance music e as raves.

– É criada a MTV.

–  No cenário underground surge o rótulo “música industrial” para as bandas eletrônicas mais experimentais. Além das diversas bandas de rock de garagem, que depois dão origem ao estilo grunge.

– Se revela também na cena underground a subcultura gótica.  Denominada como Dark e posteriormente deriavada no Brasil como gênero Pós-punk.

– Em 1985, acontece o primeiro festival Rock in Rio, originário no Brasil, pelo empresário Roberto Medina.

– No final dos anos 80, surge no rock underground de Recife, a banda Devotos do Ódio, formada por Canibal, Neilton e Celo Brown.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>