Década de 60

Na década de 60 tivemos o crescimento do Rock and Roll para o mundo, o crescimento da MPB em festivais, o início da Jovem Guarda, o surgimento do grupo Jackson 5, polêmicas com John Lennon e os Beatles e muito mais.

 

– É em 1960 que o Rock and Roll ganha notoriedade em todo mundo.

– O rock britânico comanda a década com as bandas The Beatles, The Rolling Stones, The Who e The Kinks

– A música de protesto aparece com Bob Dylan, logo no inicio da década

– No Brasil, o rock recebeu o nome de “iê – iê – iê”. Uma tradução livre da música dos Beatles “She loves you”, devido ao refrão “yeah, yeah, yeah”.

– Surge também a Música Popular Brasileira, a MPB, no Festival de Música Popular Brasileira da Tv Record, após a interpretação de Elis Regina com a composição Arrastão, de Eduardo Lobo e Vinicius de Moraes.

– Estreia o Programa Jovem Guarda com a apresentação de Erasmo Carlos, Roberto Carlos e Wanderléia.

– Chico Buarque surge no cenário da música brasileira durante o Festival de Música Popular Brasileira, com a música “A banda”. A canção empata em primeiro lugar com “Disparada de Geraldo Vandré.

– Em 1966, Jonh Lenon anuncia que os Beatles é mais importante que Jesus. Logo depois, a banda informa que não fará mais shows ao vivo.

– Se forma o grupo The Jackson 5, formado pela família Jackson.

– No final da década se revela o Movimento Tropicália, formado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.

– Em 1967, surge o primeiro festival de rock, o Festival Pop de Monterey, na California. O evento trouxe a estreia de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

– No final da década, em 1969, acontece o Festival de Woodstock, nos Estados Unidos. Jovens da época se uniram para desfrutar de três dias de paz, amor e música.

– John Lenon e Yoko Ono realizaram o primeiro “Bed-in for Peace” no hotel Hilton em Amsterdam. Essa conferência de imprensa era em favor da paz e se tornou famosa no mundo inteiro.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>