O ROCK ESTÁ NA MODA

O rock possui uma grande difusão de estilos e gêneros, e com eles o seu diverso público, que difere de idade, gostos e preferências. Mas de algo não pudemos negar, o preto é a cor unânime para as roupas e acessórios dos curtidores deste estilo de música. E no rock underground não poderia ser diferente, a cor é a que mais prevalece na moda de todas as suas categorias.

Assim como as cores, vários traços são fáceis de identificar no rockeiro através do vestuário que carrega em seu corpo. Como as imagens de caveira e crucifixos, as estampas de símbolos de bandas, correntes de prata, anéis fúnebres e grandes, pulseiras e bolsas com tachas e spikes, alargadores e piercings.

 

A loja Vinil Alternativo existe há 23 anos, ela foi a pioneira no mercado da moda do rock em Recife. No início as opções eram apenas de vinil e camisas, mas após sete anos começaram a surgir os acessórios e inovações, como piercings, alargadores, colares, bolsas e anéis. Segundo a proprietária da loja, Maria Miranda, a moda de bijuterias são tendências que surgem de acordo com a época.  “Os cucricifixos, os pentagramas e as placas são os mais procurados quanto aos acessórios. Porém, os piercings de nariz são os mais vendidos independente da época”, disse a proprietária

As identificações vão dos elementos gerais do gênero musical aos pontuais de acordo com a característica do estilo. No rock underground, por exemplo, os metaleiros possuem uma identidade mais forte e utilizam muito a jaqueta de couro e o coturno nos pés, sem sair da unanimidade da cor preta!

Para o roqueiro, Rafael Coutinho, o preto nunca deixa de ser abandonado pela legião de rockeiros. “Quase 80% dos fãs do rock underground usam preto, muitos com camisa de banda, sapatos e calça comprida rasgada”, afirma.

Podemos encontrar também uma grande característica do público underground: o costume de levar o gosto musical para o seu estilo de vida e personalidade. É possível enxergar apenas o seu visual e logo identificar a música ao qual ele escuta. Diferentemente, de um fã do rock pop, ao qual não chamam a atenção através dos trajes que utilizam. Vestem-se de forma comum, sendo possível imaginar que tanto podem gostar do samba, como do funk, reggae ou forró.

Outras identidades da moda underground é a estética facial. O corte de cabelo e a maquiagem feminina são marcas muito fortes também deste público. Podemos analisar as tendências de corte de cabelo durante as décadas e ver como elas marcam as gerações do gênero musical. Algumas modas são eternizadas e se tornam referências eternas, como os moicanos e o cabelo arrepiado. Outras são antigas e atuais ao mesmo tempo, aqueles modelos que nunca saem de moda, o cabelo comprido.

Agora sem dúvida, a moda no rock vem se atualizando cada vez mais e introduzindo opções do comércio de massa para os seus perfis. E este, por sua vez, também faz o mesmo. Elementos como spike e tachas de caveira fizeram a composição das últimas coleções da moda em todo o mundo.  Trazendo o traço rock para todos os perfis, alcançando até o comércio de luxo.

 

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>