Estilhaços da Verdade

Acesse o site.

Já são 48 anos desde aquele trágico 25 de julho de 1966. Quase meio século de um ato bárbaro que de alguma forma perseguiu todos os envolvidos ao longo da vida. Desde as famílias dos que morreram no local, desamparados para seguir em frente, até os que nada tiveram a ver com o Atentado e pagaram injustamente durante anos. E foi devido a essa incerteza que este fato nos saltou aos olhos, nos despertou o interesse em contar a história.

A grande mídia e outros projetos experimentais, de iniciativa individual, já chegaram a abordar esse tema. Mas em nenhuma das ocasiões existia o fato de que, em 2013, a Comissão da Verdade encontrou um documento oficial que aponta para outra versão e isenta de culpa os principais acusados por todos esses anos. Temos hoje, oficialmente, uma situação em que se conhecem os inocentes, mas não os culpados.

Nossa intenção era não ficar apenas neste factual. Queríamos ir mais a fundo, no núcleo do problema. Como jornalistas, aprendemos que temos o dever de sempre ouvir os dois lados da história. Buscamos levantar a questão de ser apurado tanto os crimes cometidos pela esquerda, quanto pela direita. Pois, se os órgãos oficiais tivessem esse posicionamento, provavelmente, este Atentado não prevaleceria na injustiça todos esses anos.

Reportagens e imagens:
Alexandre Lins
Victor Matheus
Thays Estarque

Revisão de Texto:
Dario Brito
Victor Matheus
Thays Estarque

Edição de imagens e áudios:
Hélio Marreta
Marlon Vital

Orientação:
Dario Brito

Webdesign:
Flávio Santos

Acesse o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *